Câmara Municipal lota no lançamento do documentário sobre Os Tápes
- Rádio Mocó
- 10 de jul.
- 2 min de leitura
A partir da próxima semana, o documentário será exibido para alunos e professores da Escola Patrício
No último sábado, 5, a Câmara Municipal de Tapes ficou lotada para a estreia do documentário “Canto da Gente: Um Filme Sobre Os Tápes”, realizado pela Associação de Cultura e Desenvolvimento (Acorde) com recursos da Lei Paulo Gustavo. O evento reuniu diversas autoridades, artistas locais, ex-integrantes do grupo e a comunidade, emocionados com o resgate histórico promovido pelo filme.

O presidente da Acorde, Antônio Carlos Paganelli, aproveitou a oportunidade para relembrar o surgimento da associação e sua trajetória de projetos culturais desenvolvidos de forma totalmente voluntária, antes mesmo da criação das políticas públicas municipais para o setor.
“A Acorde é uma associação cuja administração é totalmente horizontal. Cultura é isso: várias vertentes, várias formas de pluralidade, e isso se reflete nas produções da entidade. Estamos sempre abertos a novos sócios, pois acreditamos que a força da cultura está na união e na diversidade,” afirmou Paganelli.

O diretor do documentário, Matheus Borges, destacou a importância do grupo para a história cultural de Tapes e refletiu sobre os ciclos de memória e esquecimento. “A história é sujeita a ciclos de cultura, esquecimento e rememoração, e isso é inclusive central no trabalho dos Tápes, um grupo que se dedicou a recuperar diferentes formas artísticas que estavam em vias de apagamento. É um pouco irônico, triste e trágico que, 40 anos depois, sejam Os Tápes que precisem ser recuperados na forma de um documentário.”

Atendendo ao pedido do público presente, Cláudio Garcia, ex-integrante do grupo, também se manifestou ao final do encontro, emocionando os participantes com suas palavras sobre memória e pertencimento.
“Essa tarefa de preservar a memória pertence aos narradores. Sempre tem um testemunho, uma forma de convivermos com o nosso passado. Hoje foi uma noite de celebração da memória.”

A partir da próxima semana, o documentário será exibido exclusivamente para alunos e professores da Escola Patrício, em cinco sessões distribuídas entre os turnos da manhã, tarde e noite. Após cada exibição, haverá um bate-papo com integrantes da produção. Voltado ao corpo escolar, o ciclo de encontros busca aproximar as novas gerações da história do grupo retratado no filme, fortalecendo o vínculo da juventude com a cultura local. Após esse roteiro nas escolas, o documentário seguirá em novas sessões abertas ao público, ampliando o acesso e alcançando toda a comunidade.
“Canto da Gente: Um Filme Sobre Os Tápes” é uma realização da Acorde, com recursos da Lei Paulo Gustavo, reafirmando o compromisso com a cultura de Tapes e o fortalecimento da memória coletiva do município.

Excelente trabalho, é muito importante para o resgate histórico e cultural do grupo Os Tapes, viabilizando o conhecimento de sua importância no cenário Nacional e internacional. Eis aí a importância de leis de incentivo a cultura. Parabéns aos realizadores